Reator Batelada - Conheça o Projeto
Já consideraram construir um reator batelada apenas utilizando materiais reaproveitados?
Conheça a equipe que está trabalhando no projeto:
- Ana Luiza Ricart
- João Ribeiro Pacheco
- Luisa Nobili Funcke
- Michele Câmara
- Paulo Vitor de Almeida
Qual o objetivo?
O Projeto, orientado pela professora Raquel Massad, tem como objetivo a construção de um reator batelada que, à princípio, será em escala de bancada com volume entre 4-6L.
E por onde começar?
Desde que a equipe foi formada, já foram feitas muitas pesquisas e tomadas muitas decisões! Inicialmente, iria ser utilizado o reator de 56L que encontra-se no espaço do LADEQ (Centro de tecnologia), porém foi apresentado um problema de escala. Uma vez que a reação escolhida necessitará de um pH alto e do aquecimento do reator, foi decido que o reator necessitaria ser de uma escala menor e por isso optou-se pelo de 4-6L. O reator será construído a partir de materiais reaproveitados como, por exemplo, uma panela encontrada em um ferro-velho e a mesma será cortada, soldada e colocada a resistência, tendo assim, um reator bem adaptado e acessível. Os testes para a viabilidade estão sendo executados e estão a todo vapor!
Decidiram que irão utilizá-lo para a produção de sabão de uso comum. Para isso, inicialmente, estão testando a reação em escala de bancada para definição das condições ideais. Nossos participantes tiveram a excelente ideia de reutilizar os óleos utilizados pelos trailers do Centro de Tecnologia, que geralmente são descartados. Com isso, ajudará a diminuir os custos do projeto, da universidade com a compra de sabão e o meio ambiente, uma vez que o óleo não será descartado em locais inapropriados.
O reator construído ficará como legado para a Escola de Química em que os alunos poderão realizar reações e verificar resultados, tendo assim, um contato maior com a prática e aumentando o seu aprendizado.
Para saber mais sobre o andamento desse e dos outros projetos, fiquem ligados em nossas futuras publicações aqui no site!