top of page

Projetos Atuais

mOTOR

STIRLING

A proposta do projeto é permitir aos alunos estudar conceitos fundamentais de ciclos termodinâmicos e conservação de energia; desenho técnico das peças; montagem da estrutura; e testes para garantir a vedação, lubrificação e movimentação do êmbolo.

​

O objetivo  do projeto é construir a estrutura de um motor Stirling para fins acadêmicos no qual seja possível a visualização do ciclo termodinâmico; além do desejo da EQ Hands-On em incluir mais equipamentos ao patrimônio da EQ, como a disponibilização de um motor Stirling portátil para as aulas teóricas de Termodinâmica e afins, oferecendo aos alunos uma maior experiência na área.

​

Professor Responsável: Carla Manske (DEQ)

Membros: Marcos Mamede (Júnior)

                   Alisson Martins

                   Marina Fadel

                   Matheus Brito

Projetos Encaminhados

Revitalização de um Biorreator

A proposta do projeto é permitir aos alunos revitalizar um Biorreator equipado com sistemas de controle de temperatura, pH, agitação e aeração  para utilização em complementação às disciplinas.

​

O objetivo  do projeto foi revitalizar um biorreator de bancada de cultivo em submerso, modelo BIOFlo III, desativado há pelo menos cinco anos. Assim que revitalizado poderá ser utilizado em complementação às disciplinas Microbiologia Industrial, Fundamentos da Engenharia Bioquímica Experimental, entre outras, atingindo alunos de todos os cursos oferecidos pela Escola de Química

​

Professor Responsável: Priscilla Filomena Fonseca Amaral (DEB)

Membros: Isabella Nascimento (Júnior)

                    Edio Telles
                    Eduardo Júnior
                    Paulo Vinícius Miranda

Reuso de Água dos Destiladores

A proposta do projeto é permitir aos alunos  estabelecerem uma metodologia de análise em relação aos impactos ambientais e econômicos do rejeito de água dos destiladores e como poderia ser reutilizado avaliando os parâmetros como o gasto com energia, água, eficiência e volume de água destilada.

​

O objetivo  do projeto foi analisar economicamente o impacto da utilização desses equipamentos nos laboratórios de graduação da Escola de Química

​

Professor Responsável: Flávia Chaves Alves (DEQ)

Membros: André  Nogueira (Júnior)

                    Giovanna Niemeyer
                    Danielle Gradin

ReCICLO de Água dos Destiladores

O projeto de Reciclo de Água de Destilação surgiu como uma demanda na Escola de Química devido ao notório consumo de água advindo do processo de destilação nos diversos laboratórios da instituição. Os alunos devem se unir para criar um protótipo de uma unidade para o reciclo da água que seria descartada do destilador.

​

O objetivo  do projeto visa uma solução de baixo custo para a redução do consumo de água e possível replicação em outros laboratórios da Escola de Química.

​

Professor Responsável: Fabiana Fonseca (DPI)

Membros: Ana Carolina Macedo

                    Igor  Linhares
                    Carolina Cinelli

                    Marcos Mamede

Visualização de escoamento

A proposta do projeto é permitir aos alunos desenvolver um equipamento para visualização de escoamentos para ser usado com fins didáticos em práticas da disciplina de Mecânica dos Fluidos. Os alunos irão conceber e montar um equipamento que gere um escoamento estacionário, podendo ou não ser em torno de um obstáculo. Esse equipamento pode consistir de uma bomba, uma cuba de acrílico, e tubulações que permitam a recirculação do fluido.

​

O objetivo consiste em desenvolver um equipamento para a visualização de escoamentos para ser usado com fins didáticos da disciplina de Mecânica dos Fluidos.

​

Professor Responsável: Verônica Calado (DEQ)

Membros:  João Pacheco (Júnior)

                    Fabio Fleming (Júnior)
                    Antonio Azevedo
                    Douglas Silva

                    Maria Eduarda Bastos

IntrumenTação

IIi

Os alunos desse projeto utilizarão sensores e atuadores compatíveis com a tecnologia Arduíno, colocando em prática conhecimentos básicos de elétrica e computação a fim de implementar a instrumentação das plantas e integrar os processos dos projetos existentes na EQ Hands-On.

 

Os objetivos consistem em: gerar documentação sobre a instrumentação desenvolvida para o acervo de manuais da EQ Hands-On, realizar a implementação de sensores e atuadores nas plantas desenvolvidas pela EQ Hands-On e construir estruturas para teste de atuadores.

​

Professor Responsável: Andrea Valdman (DEQ)

Membros: Isabella Cristina (Júnior)

                   Allana Pavão

                   Amanda Raposo

                   Pedro Alex

Análise

térmica

Nesse projeto haverá a criação de um protótipo de análise térmica que avaliará, em tempo real, a variação de massa de um material durante a sua queima, analisando a eficiência desse processo. Esse protótipo consistirá de um forno industrial de bancada associado à uma balança por meio de um bastão de quartzo. A prática em questão parte dos mesmos princípios da prática de titulação de cal, da disciplina de Processos Inorgânicos Experimental, porém visando maior fidedignidade para quantificar a eficiência da queima do material.

​

O objetivo envolve retornar para a Escola de Química uma estrutura capaz de quantificar com maior confiabilidade a queima de materiais, e assim gerar uma melhoria na prática oferecida pela disciplina de Processos Inorgânicos Experimental.

​

Professor Responsável: Armando Cunha (DPI)

Membros:  João Miranda (Júnior)

                    Luiz Felipe Souza

                    Márcio Barreto

Ciclone

O projeto consiste em aproveitar um pequeno ciclone portátil doado, o qual necessita de uma estrutura para funcionar.

​

Os objetivos são projetar e construir toda a estrutura do separador ciclônico portátil no qual seja possível visualmente enxergar o vórtex formado.

​

Professor Responsável: Ricardo Medronho (DEQ)

Membros: Ana Claudia Abrantes (Júnior)

                   Nathália Rodrigues (Júnior)

                   Lucas Gomes

                   Matheus Faria

Reator

batelada

II

Neste projeto, os alunos executarão e aprimorarão o procedimento de produção de sabão a partir de óleo de cozinha no reator batelada da EQ Hands-On. Contando com alguns testes de adequação, como acerto de pH, e complementares, como adição de essências e aromatizantes, na formulação do sabão. Tão quanto meios de se obter um licenciamento específico, de acordo com a legislação, a favor de inserir o sabão para uso na Escola de Química.

 

Este projeto tem como objetivo produzir sabão a partir de óleo de cozinha. 

​

Professor Responsável: Raquel Massad (DEQ)

                                           Daniel Barreto (DPO)

Membros:  João Paulo Menezes (Júnior)

                    André Nogueira

                    Deivisson Castro

                    Juliana Albano

bottom of page