Torre de Resfriamento
Duração do Projeto : Fev 2016 - Out 2016
Professor Responsável : Andrea Valdman
Membros :
Carlos Diego Gomes
João Paulo S. Q. Menezes
José Pedro Pontes Tomaz
Rafael Pinto Tiradentes
Yasmin de Carvalho C. Boite
Inicialmente não se sabia as condições da Torre de Resfriamento, pois esta não era ligada há anos. Para este projeto, foi preciso realizar toda a instalação elétrica necessária para o funcionamento da torre, além do redesign da tubulação para integração desta com os trocadores de calor.
Testemunhos
”[...]Quando eu soube da oportunidade de trabalhar no projeto da Torre de Resfriamento eu fiquei muito animado, mas também não acreditei muito que eu sequer tinha a capacidade de ser selecionado para a vaga. No entanto, por quase 1 ano eu estive mais na frente da Torre que de uma bancada de qualquer experimental dos nossos currículos.[...] Primeiro aprendi neste projeto da Torre de Resfriamento – e na minha experiência diversa com o EQ Hands-On – que já ter cursado uma disciplina (mesmo com os melhores professores) não te prepara para encarar frente a frente um equipamento industrial, embora dê um aporte teórico relevante. Hoje sei observar melhor nas disciplinas quais aqueles conhecimento devo extrair das aulas e livros para ser um engenheiro melhor.
Por consequência, hoje reconheço também que aprendizados não são somente as fórmulas e regras/postulados/axiomas que nos são apresentados. Do convívio entre as pessoas à simples capacidade de formular as perguntas corretas a ter a coragem de tomar um passo decisivo no projeto (quer sozinho quer coletivamente), tudo isso te forma profissional e pessoa melhor.
[...]Mais gratificante que qualquer conhecimento, aprendizado, ganho pessoal é o legado que se pode deixar ao próximo. A alegria de finalizar um projeto e dar à comunidade da EQ mais um equipamento funcionando existe e ficará marcado na memória.
"
Rafael Pinto Tiradentes
”O projeto da Torre foi uma série de imprevistos. Começando ao descobrir que precisaríamos refazer toda a instalação elétrica (algo que não sabíamos logo de início), passando por uma bomba queimada, entre muitos outros. Foi realmente uma oportunidade incrível poder participar deste projeto, aprender desde Microsoft Visio e fazer orçamentos até rosquear eletrodutos e modificar tubulações. Foram 8 meses de trabalho árduo, mas ver a torre (e todo o circuito do LADEQ) funcionando foi extremamente gratificante.
Certamente foi a experiência que me trouxe maior aprendizado na faculdade. Foi muito além de serrar eletrodutos: Trabalhar em equipe, discutir ideias e soluções, organizar a SEQ, se preparar para a JIC, participar de reuniões e ajudar a construir o Hands On, tudo isso fez com que me sentisse engajada, parte da UFRJ/EQ e uma verdadeira futura Engenheira. ”
Yasmin de Carvalho Boite
Quer saber um pouco mais sobre o que os membros tem a dizer? Leia na seção de Depoimentos !