top of page

Protótipos Didáticos

Duração do Projeto : Mar 2016 - Out 2016

Professor Responsável : Andrea Valdman

Membros :

Alexandre Augusto

Hanna Tanaka

Júlia Pancini

    O desafio deste projeto era desenvolver plantas didáticas para apresentação de conceitos de engenharia química utilizando instrumentação miniaturizada, através da construção de protótipos para demonstração experimental em sala de aula e elabora;'ao de uma apostila de práticas. O grupo iniciou com a demonstração de conceitos da disciplina de mecânica dos fluidos, como perda de carga, equação de Bernoulli, entre outros.

Testemunhos


           ”[...]Atualmente, eu acredito que esse projeto foi o que eu mais poderia ter me identificado, no sentido de eu ter conseguido contribuir de diversas maneiras que muito provavelmente eu nunca conseguiria em qualquer outro projeto da EQ Hands-On. Seja na simples obtenção de algum objeto que usamos na montagem na planta, seja numa ideia mirabolante para gerar perda de carga ou montar calhas. Mesmo as dificuldades enfrentadas foram importantes para nosso fortalecimento como grupo e na construção do resultado final do projeto. Além disso, me ajudou bastante a entender alguns conceitos e ideias de mecânica dos fluidos.

[...]Pra mim, a maior superação que nós tivemos foi não ter desistido. Pode parecer pessimista falando assim, mas eu em muitos momentos tive que me convencer que o projeto daria certo sem base concreta pra isso . Como lições aprendidas acredito que a principal foi saber trabalhar em equipe e confiar na minha equipe. Trabalhar com a Ju e com o Alexandre nesses últimos meses foi incrível, tanto pelo conhecimento prático de criar e montar coisas do Alexandre como pelo conhecimento teórico da Ju no assunto do protótipo. Eu aprendi muito com eles, tanto lições sobre o projeto quanto lições que pretendo levar para a minha vida pessoal e profissional. Ver a dedicação deles em momentos críticos do projeto me fez ver que na maioria dos casos nós somos os responsáveis pelo sucesso de nossas ideias.

Além disso, outra lição foi liderança[...]Olhando para trás, vejo que apesar de não termos um líder, tínhamos nosso tripé: tomávamos as decisões, planejávamos as próximas tarefas e as divisões das mesmas juntos, aprimorávamos algum projeto de modificação da planta juntos. Acredito que isso tenha desenvolvido em todos um senso de liderança.

Sendo bem sincera, eu confesso que não esperava nada do que o projeto realmente foi quando eu me inscrevi no início de 2016. Apesar de o objetivo geral não ter sido alterado, pouca coisa saiu conforme o planejado – e acreditem, isso foi bom.[...] Olhar hoje pra planta é muito gratificante porque todos sabemos o esforço que foi pra conseguir repensar, remontar e melhorar o projeto em apenas 2 meses frenéticos, apesar dos desfalques, dos problemas e da vida dentro da faculdade."

Hanna Tanaka

​​

Quer saber um pouco mais sobre o que os membros tem a dizer? Leia na seção de Depoimentos !

bottom of page