Planta de Dinâmica de Processos
Duração do Projeto : Set 2015 - Out 2015
Professor Responsável : Andrea Valdman e Rossana Folly
Membros : Gabriel Carvalho Bertassone Ávila
Hanna Lye Souza Tanaka
Julliane Perissé
Kevin Poleto Collares
Letícia Oliveira de Magalhães
Paula de Oliveira Fernandes
Rafael Pinto Tiradentes
Rafael Rodrigues Silva Ferreira
Um dos primeiros projetos do Hands On, realizado durante o período de greve, visava realocar a planta de dinâmica do laboratório multidisciplinar para o LADEQ e reformá-la. Os tanques e aquecedores foram restaurados,limpos e lixados, a pintura refeita e o rotâmero calibrado.
Testemunhos
”[...]Quem viu a plantinha tão inofensiva e suja no início pouco esperava vê-la em menos de 2 meses novinha. Montar um grupo de pessoas engajadas, conciliar horários entre elas e nos manter todos motivados, que difícil frente aos inúmeros problemas que aparecem. Vazamentos, equipamentos quebrados, falta de material, pra onde olhávamos pouco parecia andar no início.
Porém, a perseverança mostrou os frutos de trabalhar em grupo e aprender com os colegas e professores. Lixar, pintar, calibrar um rotâmetro. Não só pra engenharia, mas o projeto nos acrescentou habilidades pra vida, além de familiarizar com chaves de fenda, inglesa, porcas e ver que um lacre serve pra mais coisas que você pode imaginar. Participar do projeto foi a melhor escolha que eu poderia ter feito com meu tempo livre.”
Rafael Pinto Tiradentes
”[...]Certamente a parte mais difícil, em minha opinião, foi a calibragem do rotâmetro[...] Foi a parte que mais demorou a ser concluída, e em certo momento eu pensei que não conseguiríamos realizá-la.
Aprendemos muita coisa ao longo dessas semanas, mesmo que inicialmente a ideia fosse apenas realocar a planta de dinâmica, como: diluir tintas, desatarraxar parafusos enferrujados, a importância do uso de capacete, a diferença e as múltiplas utilidades das ferramentas (parafusos, porcas, chaves, alicates), reaproveitar peças ao invés de comprar novas, conceitos de eletricidade, normas técnicas, como calibrar um rotâmetro, consertar vazamentos. Usamos na prática teorias que não entendíamos como seriam úteis.
Provavelmente foi uma das minhas melhores experiências até agora na faculdade, não só pela enorme bagagem que levarei para os períodos futuros da facul dade e para a vida, mas também pelas pessoas com quem trabalhamos e conhecemos.”
Hanna Lye Souza Tanaka
Quer saber um pouco mais sobre o que os membros tem a dizer? Leia na seção de Depoimentos !